AUTO CLAVE
A AUTOCLAVE nada mas é do que um cilindro metálico, que suporta pressão e produz vácuo, além de possuir variadas dimensões conforme o fabricante. As pressões utilizadas são acima da atmosfera. A vantagem da utilização desse equipamento para o tratamento da madeira de eucalipto é que torna o processo industrial e mais ecológico. Consegue-se processar um volume maior de material, dispensa-se a manipulação manual dos produtos preservantes, bem como o seu contato com o meio ambiente. Na própria máquina, faz-se a injeção e a retirada do excesso.
VANTAGENS
A madeira tratada fica com uma cor levemente esverdeada, sua superfície fica livre de resíduos com alta resistência à lixiviação, atóxica, inodora, podendo ser utilizada ao natural ou com qualquer tipo de acabamento posterior como cêras, vernizes, pinturas, sempre mantendo toda sua nobreza, versatilidade, economia e beleza.
Os CONSERVANTES são substâncias químicas utilizadas para substituir a seiva no interior da madeira a ser tratada. Podem ser uma substância apenas ou uma mistura de várias. O importante é que tenham propriedades conservantes para evitar insetos e fungos, sem intoxicar os animais e o homem.
Umas das substâncias conservantes mais utilizadas é o CCA (Arsenato de Cobre Cromatado). Este tem larga utilização nos EUA, no Canadá, na Europa e na Austrália no tratamento de madeiras do eucalipto. No Brasil, o CCA é liberado para utilização pelos órgãos competentes pela fiscalização oficial.
O CCA possui características de inseticida (evita cupins, brocas e outros) e fungicida, além de proteger contra a umidade. Após a secagem, a substância fica totalmente insolúvel, o que evita a toxidez para os animais e para o homem.
Antes do início do processo, a madeira do eucalipto deve passar por um período, cerca de 3 meses de descanso, para secar e atingir umidade ideal para o processo. O processo se inicia com a introdução da madeira de eucalipto seca no cilindro da autoclave. Em autoclaves grandes, montam-se feixes grandes, em forma de cilindro. Nesse caso, a introdução dos feixes é feita com trator, já iniciando as operações de forma mecânica. Nesse momento, a pressão do cilindro é igual a da área externa.
Em seguida, inicia-se um processo de vácuo na autoclave, com a finalidade de retirar o ar da parte externa, bem como das cavidades celulares da madeira. Na presença do vácuo, introduz-se a substância utilizada para o tratamento na autoclave. O vácuo, nessa fase, auxilia a introdução do produto na madeira. Quando a autoclave já está cheia da solução preservante, finaliza-se o vácuo inicial e introduz-se alta pressão, até atingir 18 kgf/cm2. Nesse processo, ocorre a penetração da substância nos vasos da planta.
Finalizando a fase de pressão, esvazia-se o excedente do preservante no reservatório inicial. Após esse processo, inicia-se o vácuo final para retirar o excesso de produto na superfície da madeira de eucalipto. A duração do ciclo completo é em torno de 4 horas.
Depois da secagem, a madeira tratada com CCA fica com uma aparência esverdeada e sem odor. No final do processo, a madeira de eucalipto tratada dá origem a vários produtos: vigas, estruturas, esquadrias, postes, dormentes, mourões e móveis em geral.
As madeiras de eucalipto que se submetem a esse tipo de tratamento têm obtido bastante sucesso, além de garantir um tempo de vida da madeira em média de 15 anos. O sistema é simples, não necessita de muita mão de obra nem do contato com a substância protetora. No final, os produtos que se originam desse processo recebem um valor agregado diferenciado no mercado. Da mesma forma, todos eles ganham lugar certo nas mais diversas aplicações, seja nas propriedades rurais, urbanas ou em paisagismos.
VÍDEO AUTOCLAVE
ETAPAS DO PROCESSO